Carregando...
Novidades

O que há novo na nova geração do Wireless – WI-FI 6?

Em primeiro lugar, temos que definir o que é o Wi-Fi 6. Essa é a nova nomenclatura da próxima geração das conexões de internet sem fios, anteriormente conhecida como 802.11ax. Este novo padrão continua servindo para o mesmo propósito, ou seja, conectar dispositivos inteligentes à Internet, porém, faz isso de forma mais rápida e eficiente do que a rede sem fio atual, conhecida por 802.11ac (chamada agora de Wi-Fi 5).




Mais Velocidade

A Wi-Fi Alliance, organização responsável por definir os padrões de Wi-Fi, anunciou nesta quarta-feira (3) a próxima geração de redes sem fio, o Wi-Fi 6. Mas calma: não se trata de uma tecnologia ainda não revelada; é apenas uma simplificação de nome do 802.11ax, que deverá chegar ao mercado em 2019.

Pelo que parece, a Wi-Fi Alliance está tentando simplificar as coisas. Em vez de manter os nomes técnicos 802.11a/b/g/n/ac/ax, que nem todo mundo entende, a organização decidiu adotar uma nomenclatura sequencial, que indica a geração do padrão. As versões anteriores do Wi-Fi também foram oficialmente renomeadas, então não estranhe se encontrar estes nomes nas caixas dos novos roteadores:

  • Wi-Fi 4: 802.11n
  • Wi-Fi 5: 802.11ac
  • Wi-Fi 6: 802.11ax

Segundo a Wi-Fi Alliance, o novo padrão de nomenclatura “ajuda a indústria e os usuários a entenderem mais facilmente a geração de Wi-Fi suportada por seu dispositivo ou conexão”. A entidade trabalha com fabricantes de dispositivos e sistemas operacionais para que elas incorporem a nova terminologia nas interfaces de usuário.

O 802.11ax, digo, Wi-Fi 6, tem capacidade teórica máxima de 14 gigabits por segundo. Ele pode operar tanto nas frequências de 2,4 GHz quanto 5 GHz (diferente do Wi-Fi 5, que só funciona em 5 GHz) e pode dividir cada canal em centenas de subcanais com frequências levemente diferentes, aumentando a velocidade de transmissão e permitindo que o roteador se conecte a mais dispositivos simultaneamente.

A expectativa é que os primeiros equipamentos com Wi-Fi 6 sejam certificados em 2019. Mas, claro, o padrão só deve se tornar popular mais para frente: vai demorar vários meses até que os produtos certificados cheguem ao mercado, e você precisará comprar não apenas um roteador novo, mas também um smartphone ou notebook compatível para aproveitar as vantagens do novo padrão.




Quais dispositivos oferecem Wi-Fi 6?

O padrão Wi-Fi 6 é super recente, assim como a tecnologia 5G. Para que uma dispositivo ofereça tal tecnologia, as fabricantes precisam adicionar os devidos componentes de hardware. Desta forma, o sinal do roteador Wi-Fi 6 será reconhecido pelo dispositivo com tecnologia de sexta geração e haverá a transmissão de dados.

Requisitos de hardware

O Wi-Fi 6 faz uso de duas tecnologias principais: MU-MIMO e OFDMA.

O MU-MIMO (Multi-Usuário, Entrada Múltipla, Saída Múltipla) já é encontrado em roteadores e dispositivos modernos, e também funciona como função-chave do Wi-Fi 6. É através dessa tecnologia que um roteador se comunica com vários dispositivos de forma simultânea.  

A diferença entre os roteadores atuais e a próxima geração é que, como dito anteriormente, o MU-MIMO no Wi-Fi 6 permitirá comunicar com até oito dispositivos ao mesmo tempo (hoje são apenas quatro).

Em entrevista ao canal The Verge, o diretor de marketing da Wi-Fi Alliance, Kevin Robinson, fez uma excelente metáfora em relação à nova técnica MU-MIMO: “Seria como adicionar caminhões a uma frota de entrega. Podemos enviar cada um desses caminhões em diferentes direções para diferentes clientes. Antes, tínhamos apenas quatro caminhões para encher com mercadorias e enviar para quatro clientes, hoje, com o Wi-Fi 6, temos oito caminhões. ”

A outra tecnologia, chamada de OFDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal), permite transmitir dados para vários dispositivos de uma só vez. Usando novamente a história da frota de caminhões, Robinson explicou que o OFDMA permite que o mesmo caminhão carregue mercadorias para serem entregues em diferentes locais.

 

Fonte: https://tecnoblog.net/262401/wi-fi-6-802-11-ax-padrao-nomenclatura/ e https://olhardigital.com.br/noticia/wi-fi-6-o-que-e-e-como-funciona/83090

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *